Micaretando - O site da folia

Por favor, atualize seu Flash Plugin.

Get Adobe Flash player

Coluna de ALEXADRE THAI

  • Os Protagonistas de um Show de Axé

    Publicada em: Fevereiro - 2019

    Por: ALEXADRE THAI

    Os Protagonistas de um Show de Axé

     

    Axé é alegria! É um ritmo que se originou na Bahia e hoje é produzido no Brasil inteiro. Que axé tem tudo a ver com trio-elétrico, isso já sabemos. É um casamento perfeito. Mas hoje, no meu primeiro post no Micaretando, queria falar sobre um outro casamento que merece atenção especial por sua particularidade: o Axé e seus foliões.

     

    O axé é o único estilo musical (que eu me lembre) que o público também se torna protagonista do show, tornando-se assim, uma peça fundamental. Ele participa ativamente com suas vozes, gritos de guerra, danças, braços como se quisessem tocar o céu, coreografias, bandeiras, fantasias e pés que saem do chão como se pudessem voar. E podem! Sem a participação ativa do público é como se faltasse parte do show. A alegria não ecoa como deveria, a energia não é trocada e o clímax não acontece. Mas quando ele se manifesta formando uma massa coesa de gente sintonizada na mesma energia, o espetáculo acontece e esse momento se imortaliza no coração de todos. É bom de ver, de viver de relembrar. Eu particularmente curto demais!

     

    Essa sinergia se torna real nos shows de palco e trio-elétrico e faz parte da magia do estilo musical, seja no Carnaval ou em qualquer época do ano. Muitas vezes imagino que é uma conversa entre o artista e seu público. Momento em que um ouve o outro. Falam juntos. Cantam juntos. Se emocionam juntos. Se entregam por inteiro!

     

    Isso tudo se dá porque cada estilo musical tem sua função. A do Axé é motivar uma catarse coletiva e promover alegria e comemoração. É um estilo musical que tem em sua essência o festejo popular. Me diga aí: quem não gosta de ir atrás de um trio-elétrico?

     

    Alexandre Thai

    @alexandrethaioficial

     

     

VOLTAR